Viagem precursora

Alguns dias antes da saída de Porto Alegre já comecei a fazer “contato” com professores que participariam da Operação Peixe-boi. Envia e-mail daqui, envia e-mail dali, identifiquei o Prof. Paulo que havia trabalhado na Operação anterior com o Prof. Denis, a Profa. Carolina, da FADISMA e a Profa. Elisângela, da UNIPAMPA, ambas do RS. Enviei também um e-maill para o Prof. Alexandre, da UFG.

Já no Aeroporto Salgado Filho fiquei procurando as 2 professoras, pois havíamos combinado que iríamos com a camiseta do Rondon de operações passadas. Não encontrei ninguém!

Na descida do avião em Brasília, a Profa. Carolina, que virou Carol, se identificou e fomos tomar um cafezinho. Procuramos outros colegas, mas nada. De repente começou a surgir rondonistas de todos os cantos, inclusive o Comandante Dias, Coordenador da Operação.

Já em Manaus fomos levados ao CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva, aonde fomos recebidos pela oficial Ana e acomodados em alojamentos masculinos e femininos.

Este é o alojamento masculino e bem no fundo o alojamento das meninas.

Aqui uma vista interna do alojamento feminino.

Lanchamos e fomos passear pelo Zoológico que existe no CIGS. Foi muito divertido, pois nos conhecemos e aprendemos sobre os animais com o Prof. Marcos, que é veterinário (na foto abaixo, de verde).

Vimos cobras e jacarés

Olha a Carol aí! É uma gracinha!

Vimos macaquinhos e onças!

Enfim, nos divertimos muito! Depois disso tivemos uma reunião, aonde o Comandante Palaia nos fez uma bela apresentação do CIGS.
“A imensidão da Amazônia é tão majestosa, que de súbito a inteligência humana não lhe suporta o peso”. Euclides da Cunha.

Após a palestra, tivemos um jantar de confraternização. No dia seguinte, tivemos palestras com o Comandante Dias e outra com o Capitão Enilson.

Conhecemos nosso “anjo”: Sargento Magela.

E então fomos conhecer Simba, a mascote do CIGS.
Olha a coragem!!

Após, almoçamos e rumamos aos municípios. Nosso município foi classificado como terrestre, ou seja, a maior parte do trajeto é por terra.

Levamos 1 hora até o Porto, aonde pegamos uma balsa e vimos uma das coisas mais bonitas do mundo: o Encontro das águas dos Rios Solimões e Negro.

Na van, estávamos em 6 professores e dois militares.

Acima, aparecem Carol e Ronildo que irão ao Município de Careiro Castanho e, Otto e José Eduardo.

Depois da travessia chegamos a Castanho da Várzea.

Durante o trajeto houve um pequeno imprevisto e ficamos parados na estrada. Olha o desânimo!!! Ahahahaha

Pernoitamos em Careiro Castanho e na manhã seguinte, eu e Alexandre partimos para Manaquiri.

Em Manaquiri, fomos recebidos pela Maira, que nos apresentou aos vários secretários. Todos foram extremamente atenciosos e fizeram várias solicitações a Equipe. Da direita para esquerda: Carol, Maria Luiza, Izabel, Berg, eu, Maira, Airton e Alexandre.
Tive oportunidade de conversar e compartilhar algumas histórias com pessoas da cidade.

Visitei o Centro Esportivo, aonde as pessoas fazem caminhadas orientadas à tardinha. Muito legal!

Fomos até o Distrito de Barro Alto. Pelo caminho, as belezas naturais de Manaquiri.

Passei pelo Centro Cultural, onde possivelmente, realizaremos a Abertura e o Encerramento da Operação Peixe-boi, na cidade de Manaquiri.

Conversei com o pessoal do CRAS, do Conselho Tutelar e com a Promotora Pública.
Nos dias em que estive na cidade pude coletar informações e perceber as principais demandas do município nas mais diferentes áreas. Espero poder em julho, juntamente com minha equipe, suprir as expectativas dos moradores e conhecer um pouco mais de Manaquiri.