Peixe-boi : Símbolo da Operação Rondon 2011 no Amazonas
Os peixes-bois são mamíferos aquáticos da ordem dos Sirênios. A espécie de água doce é Trichechus imunguis, também chamado de manati ou manatim, pertence à família dos Triquecídeos que, como seu próprio nome indica, é encontrado em rios e lagos da bacia amazônica. Tais animais chegam a medir, em média, 2,6 metros de comprimento, pesando até 400 kg, com um corpo acinzentado e uma grande mancha esbranquiçada no peito. O peixe-boi da Amazônia é o menor dos peixes-bois existentes no mundo e o único que vive exclusivamente na água doce. Originalmente, ocorria em toda a bacia dos rios da Amazônia e Orinoco, chegando à Venezuela e à Colômbia. No entanto, esses animais despertam o interesse de caçadores por sua carne farta, pele e seu óleo. A caça ao longo dos anos diminuiu consideravelmente sua população.
O peixe-boi é um mamífero herbívoro, que se alimenta de algas, aguapés e capim aquático. Passa até oito horas por dia comendo e chegando a consumir até 10% de seu peso em um único dia. Toda essa comida é armazenada em seu corpo em forma de gordura, para suprir suas necessidades energéticas durante a estação seca, quando há menos comida.
Quando as chuvas escasseiam, o peixe-boi da Amazônia sai dos pequenos igarapés, onde normalmente vive sozinho, para os grandes rios, onde se junta aos grupos de quatro a oito indivíduos.
A capacidade de recuperação da população de peixes-bois é limitada devido ao seu longo ciclo reprodutivo. Cada fêmea gera apenas um filhote de cada vez, com raríssimos casos de gêmeos. Cada gestação tem um período de 13 meses.
Depois que o filhote nasce à mãe o amamenta por período de dois anos. A mamãe peixe-boi é muito zelosa: é ela quem ensina o bebê a nadar, a escolher seus alimentos e a subir à superfície para respirar. Por todo esse cuidado, uma fêmea procria apenas a cada quatro anos.
A conservação dessa espécie é desafiadora. Além de coibir a caça e diminuir o número de mortes por acidentes com barcos, é imprescindível investir na conscientização da população amazônica e na conservação do habitat desses animais: a AMAZÔNIA.
Manaquiri e a Operação Peixe-boi
A cidade de Manaquiri no estado do Amazonas foi avaliada no seu contexto econômico-social pelo Ministério da Defesa, cuja função é diagnosticar as necessidades e potencialidades das cidades a serem contempladas pelo Projeto Rondon. Desse modo, Manaquiri foi escolhida para ser uma das sedes da Operação Peixe-boi 2011 que será desenvolvida durante o mês de julho.
Dentro da ação global do Projeto Rondon, existe uma subdivisão no modo de atuar junto à comunidade: Conjunto A (cultura, educação, saúde, direitos-humanos e justiça) cujas atividades serão desenvolvidas pela PUCRS, e o Conjunto B (comunicação, tecnologia e produção, trabalho e meio-ambiente) sob responsabilidade da UFG. Os assuntos abordados em ambos os conjuntos serão objeto de debates, oficinas, recreações, onde a comunidade, em conjunto com as IES, protagonizará ações com o intuito de melhorar, principalmente, a visão dos indivíduos sobre o que é a cidade, seu desenvolvimento sustentável e maneiras de auxiliar nas dificuldades e no uso racional das potencialidades de sua comunidade.